sábado, 17 de março de 2012

ATLETAS PARA O FUTURO


JUSTIFICATIVA
O presente projeto é de extrema importância para o desenvolvimento da criança de hoje que vive seu maior período de atividades diários , dentro de escolas e instituições de ensino. Mesmo sendo motivadas a exercerem atividades físicas e recreativas a criança encontra-se limitada ao espaço escolar e quando deparam-se com a competitividade externa entram  por vezes em conflito emocional. O desenvolvimento do projeto Atletas para o futuro estimula o aluno a desenvolver sua criatividade, suas capacidades coordenativas e seu desenvolvimento cognitivo emocional diante de conflitos e na resolução de problemas mais imediatos e que necessitam de uma resposta lógica. E interação dos alunos especiais com suas potencialidades e socialização.

OBJETIVOS GERAIS
Estimular a competitividade  esportiva
Desenvolver a coordenação motora e sensorial
Apreciar as relações sociais com igualdade em seu aspectos sócio econômicos
Despertar a conscientização e respeito as regras de convivência social
Expandir a criatividade de forma natural , espontânea e agradáveis ao seu desenvolvimento com valores positivos ao sua faixa etária e que refletira futuramente em suas relações.
Combater o bulling ao revelar-se potenciais.

OBJETIVOS ESPECIFICOS
Desenvolver capacidades motoras e sensoriais
Conhecer os benefícios do esporte
Promover a criatividade infantil
Cultivar hábitos e atitudes saudáveis
Estimular a competitividade saudável
Desenvolver a relação social esportiva entre alunos
TÉCNICAS PEDAGÓGICAS
Apresentação de jogos esportivos e atividades recreativas
Estimulação com atividades recreativas adequadas as faixas etárias atendidas
Jogos entre alunos, turmas e escolas participantes
Apresentação de vídeos de jogos olímpicos, demonstrando superações de atletas e benefícios do esporte
Organização de times, jogos e competições
Criação de logotipos de times e equipes
PROCEDIMENTOS
O projeto “Atletas Para o Futuro” visa não somente creches,mas também escolas  de Educação Infantil e demais segmentos da educação básica.
Aqui estaremos sugerindo algumas atividades que podem ser desenvolvidas nas diversas faixas etárias e contando com a criatividade dos professores que são fundamentais no seu desenvolvimento.
Berçarios A e B
Por se tratarem de bebes com  idades entre 6 meses a 1 ano, devemos perceber que atividades os interessam. Posso sugerir “Arremesso de dados de pano”.
Como desenvolver: Toda criança adora arremessar objetos nesta fase. Que tal nas cadeiras de alimentação oferecer os dados e ver a que distancia arremessam. Outra atividade interessante é o “Chute a gol”, “Boliche”,  “Andando na trilha” em trilhas feitas de colchonetes.
Nível 1
As crianças desta etapa apresentam competitividade intensa. Que tal apresentar aos pequenos atividades que os levem a competir brincando com jogos como “Galinha choca”, “Andar nas linhas”, “Pular pra dentro do Bambolê”, “Pular obstáculos”, “cabra-cega”, Jogos de quebra-cabeça, competições de velotrol.
Nível 2
Crianças desta idade, já tem noções esportivas e já podem inteirar-se nas atividades esportiva como futebol,  ginásticas , tais como cambalhotas em colchões, alguns já andam de bicicleta, uma corrida de distancia, etc...
Educação Infantil
Além das atividades já propostas os alunos da educação infantil já podem participar de atividades em “pula-pula”, jogos de brincadeiras como amarelinha, caracol.
Educação Básica
Dividindo por faixa etária já podem praticar algumas iniciais de futebol, vôlei, balisas, basquetinho, corridas a distancia, corridas de obstáculos, saltos, etc....


RECURSOS
Bambolês, boliches, colchonetes, brinquedos
Professores
TNT para confecção de uniformes de equipes
Giz coloridos
Formação de equipes de juízes
Medalhas
Apresentação de vídeos de jogos e olimpíadas.
Espaços diversos como praias, campos de futebol, parques de adjacências
AVALIAÇÃO
Será realizada durante o projeto e seu desenvolvimento. Serão avaliada as aptidões e desenvolvimento físico, emocional e social.
DURAÇÃO DO PROJETO
O projeto será desenvolvido num período de 1 (um)mês com culminância nos jogos finais e condecoração das equipes vencedoras e participantes.





                              

Nenhum comentário:

Postar um comentário