quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

PROJETO ARTE NA CRECHE


PROFESSORA CLAUDIA CESARINO





                   



2012
JUSTIFICATIVA
A forma como a educação brasileira vem inserindo os conteúdos programáticos na educação infantil e no desenvolvimento cognitivo das crianças inseridas nas creches é preocupante.
A degradação da infância e a necessidade de afastamento familiar por longo período diário vem trazendo uma realidade crescente de fatores tais como: insegurança, violência, baixa qualidade de vida de grande parte dos alunos que mesmo tendo a sua volta recursos de atendimentos básicos a suas necessidades físico biológicas não tem levado em conta o seu desenvolvimento emocional  e expansão da criatividade natural própria e necessária para seu pleno desenvolvimento.
A educação através da arte diversificada em suas diversas áreas irá proporcionar mudanças comportamentais e desenvolvimento cognitivo  e valores que mudarão o quadro que vem se apresentando de strees infantil e terão fortes estimulações em sua convivência social.
OBJETIVOS GERAIS
Despertar a conscientização e respeito às regras de convivência social
Perceber, apreciar e valorizar a diversidade cultural, com respeito aos diferentes aspectos e formas do patrimônio, de sua etnia  e cultura.
Expandir sua criatividade de forma natural e agradável, com valores positivos ao seu momento etário.
Aproximar a comunidade local com o desenvolvimento de trabalho voluntário.
OBJETIVOS ESPECIFICOS
·         Conhecer a diversidade cultural de nossa região.
·         Perceber as diversas expressões artísticas
·         Reconhecer a importância da arte
·         Incentivar a criatividade infantil
·         Promover hábitos saudáveis.
·         Trabalhar com material reciclável
·         Estimular a apreciação a musica, teatro, dança, artesanato, pintura e todas as áreas artísticas
·         Desenvolver as múltiplas inteligências.
·         Aproximação da comunidade escolar com as atividades desenvolvidas com o aluno.


TÉCNICAS PEDAGÓGICAS
·         Oficinas semanais de dança, musica, teatro, contação de histórias e  atividades artesanais
·         Jogos pedagógicos
·         Oficinas pedagógicas
·         Passeios a eventos culturais locais


PROCEDIMENTOS
BERÇÁRIOS “A” E “B”
“Brincando de artista”
Os alunos irão iniciar o conhecimento das diversas áreas da arte através da contação de histórias, o contato com pequenos instrumentos musicais confeccionados com material reciclado, apresentações de teatrinhos desenvolvidos durante o ano letivo, da expressão corporal através da dança e da iniciação artística própria a sua idade e atividades de reciclagem.
NÍVEL 1
“Criando Arte”
Através de conversas, histórias, jogos pedagógicos, reciclagem  e atividades semanais especificas de musica, dança, teatro e confecção de instrumentos musicais com material reciclados os alunos deverão conhecer os diversos tipos de atividades artísticas  conscientizando e desenvolvendo mudanças de hábitos e atividades do dia a dia.
Visitação a peças de teatro e shows infantis.
NÍVEL 2
“ A arte expressando a vida!”
Construção de diversos tipos de artesanato com material reciclável de nossa região.
Criação de jogos pedagógicos recicláveis.
Criação de peças teatrais com as historias contadas
Construção de  histórias infantis.
Pintura artística em oficinas
Apresentação de bandinha musical



NÍVEL 3
“A arte imita a vida”
Criação artística com material reciclável, como esculturas, quadros, etc...
Confecção de um livro de historias infantis
Criação de peças teatrais
Aulas de música
Criação de mini coral.

AVALIAÇÃO
Será realizada através da participação nas atividades, culminância do projeto e relatório das turmas e das atividades desenvolvidas.
Sala de Leitura
“Conhecendo a arte”
O tema será desenvolvido com apresentação das diversas áreas da arte durante o ano letivo e culminando em uma feira artística de que será apresentada pelos alunos participantes sob a responsabilidade do professor da sala de leitura no dia da culminância.
Todas as turmas.
“Artistas Mirins”
Confeccionar artesanatos diversos, porta retratos, pinturas, quadros, mosaicos reaproveitando papéis, jornais, revistas, folhas de caderno, caixas  em geral, garrafas pet,aparas de papel, fotocópias, folhas de flandres (latas de óleo, salsicha, leite em pó, etc.) colaborando para a formação de consciência ambiental  e artísticas dos alunos
RECURSOS NECESSARIOS
Voluntários da comunidade ou estagiários das diversas áreas artísticas propostas
Material reciclável
Folhas de E.V.A, TNT e diversos
Transporte para eventos artísticos

DURAÇÃO DO PROJETO
O projeto terá a duração de 1 (um) ano. Previsto para o período letivo escolar e culminâncias durante as festividades escolares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário