quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

PROJETO É CARNAVAL!!!


PROFESSORA CLAUDIA CESARINO








2012
Justificativa
O carnaval é uma das festas populares de maior abrangência no mundo e a escola não deve ficar de fora deste contexto, até mesmo para que a criança não seja inserida nesta festa sem saber os fundamentos históricos e sociais que a cercam.
Todos , pais, alunos, professores e demais participam das festividades carnavalescas e as crianças são fantasiadas e estimuladas em sua participação sem terem noção do que representam os dias de folia.
O conhecimento dos fundamentos que norteiam o carnaval irá trazer conhecimentos de  sua cultura popular e hábitos saudáveis sem excessos por compreender as bases da festividade.
                                          Objetivos Gerais
Demonstrar  o Carnaval como forma de expressão cultural
Conhecer a cultura popular de suas origens 
Despertar a conscientização e respeito às regras de convivência social
Perceber, apreciar e valorizar a cultural popular carnavalesca  com respeito valores culturais e sociais.
Expandir sua criatividade de forma natural e agradável, com valores positivos ao seu momento etário.
Desenvolver a criatividade e a imaginação                                  
Desvincular a idéia de que Carnaval é sensualidade e bebedeira.

Objetivos Específicos
Conhecer a diversidade da cultura popular brasileira
Conhecer a historia do Carnaval brasileiro
Reconhecer os valores da arte popular através da poesia, musicalidade e ritmo
Promover a criatividade infantil
Cultivar hábitos saudáveis
Estimular a curiosidade em relação a dança, música, arte.
Desenvolver as atividades motoras na confecção de fantasias e artefatos carnavalescos.
Trabalhar  o esquema corporal, lateralidade e psicomotricidade.   
                                     Técnicas Pedagógicas
Sondagem dos conhecimentos prévios
Estimulação com palavras, fotos e apresentação de histórias sobre o carnaval, sua origem e seus significados.
Oficinas de confecção de cartazes elaborados pela turma com colagem, desenhos, fotos, etc...
Oficinas artesanais de confecção de instrumentos musicais como tamborins, tambores de lata, etc...
Apresentação de canções carnavalescas como marchinhas, sambas, frevos e axés
Confecção de fantasias, máscaras, adereços e enfeites
Organização de Baile de carnaval
Procedimentos
Bercário A e B
“Caindo na Folia”
Neta fase a criança adora vestir roupas de adultos, fantasiar-se e dançar, o que pode ser aproveitado para serem apresentadas fantasias e histórias sobre o carnaval adaptando-as ao universo etário em que vivem.
Adoram também bater em latas e diversos. Pode-se confeccionar alguns instrumentos musicais e confecção de confetes com atividades de picar papel e colagem de cartazes.
Nível 1
“O carnaval que eu quero ter”
Sondagem dos conhecimentos prévios, nesta fase as crianças já conhecem o mundo imaginário de forma a terem seus heróis e vilões, o que através de contação de histórias serão apresentados a historia do Carnaval. A musicalidade nesta idade é adorável e a apresentação de musicas carnavalescas e seus diversos estilos é muito bem aceita. Criação de fantasias, confetes e adereços, cartazes com colagem, fotos e musicas carnavalescas.
Nível 2
“Cantando no Baile”
Rodinhas de conversas sobre o carnaval, as musicas de carnaval, introdução de vocabulário de palavras comuns como confetes,  fantasia, etc, Observação dos hábitos que as pessoas tem durante o carnaval, o que a mídia apresenta na Tv, confecção de máscaras carnavalescas e atividades através de jogos como cantar quando a música parar.
Confecção de  alegorias para o baile.

Nível 3
“Confete e serpentina”
Rodinhas de conversas sobre experiências prévias, Contagem de historia sobre o Carnaval no Brasil e no mundo.
Confecção de mascaras, fantasias, escolhas de musicas para o baile de carnaval, confecção de instrumentos de sucata e material reciclável.
Criação de bloco carnavalesco da escola e escolha de nome para o bloco.
Enfeitar o espaço do Baile.
Avaliação
Será realizada através da participação nas atividades, culminância do projeto e relatório das turmas e das atividades desenvolvidas.

Sala de Leitura
“Espalhando Alegria”
O papel da sala de leitura é importantíssimo. Através das historias apresentadas a criança irá conhecer a história do carnaval e seus fundamentos populares.
Será responsabilidade da sala de leitura a organização do Baile de carnaval junto as turmas.
Todas as Turmas
“É dia de folia!”
O baile de carnaval, fantasias, enfeites, confetes, serpentinas, mascaras e participação no Baile que será a culminância do projeto.
Recursos Necessários
Fotos, figuras, recortes de revistas, jornais, material reciclável
Folhas de E.V.A
T.N.T de diversas cores
Fantasias antigas, chapéus, etc...
Cds de musicas carnavalescas
Duração do Projeto
O projeto terá a duração de 1 (uma) semana, com culminância na sexta- feira que antecede a semana do carnaval.

Nenhum comentário:

Postar um comentário