quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

PROJETO VOLTAR A SER CRIANÇA

A uma amiga que vem incentivando minha imaginação sem mesmo saber disso. Promessa cumprida.
PROJETO VOLTAR A SER CRIANÇA




PROFESSORA CLAUDIA CESARINO







2012


JUSTIFICATIVA
A educação das crianças das creches sofre interferências relevantes no processo de desenvolvimento emocional, da escolarização, socialização e na aquisição de conhecimentos básicos da educação infantil, devido ao tempo de permanência extenso, a rotina diferenciada e ao afastamento do dia a dia familiar.
Estes fatores interferem diretamente no contato  com a Leitura e Escrita. Portanto torna-se evidente a necessidade de se expandir a esta clientela o contato direto, dinâmico e lúdico da linguagem oral, visual e da escrita num plano amplo que desenvolva a criatividade, a apreciação da leitura e da fantasia em seu cotidiano acompanhando os aspectos cognitivos e possibilidades das faixas etárias acolhidas pelas creches.
Levando-se em consideração a necessidade de se inserir conteúdos específicos da educação infantil de maneira interdisciplinar o projeto visa a iniciação e desenvolvimento do hábito de ler para construção do pensamento lógico, afetivo, cognitivo da criança.
As histórias  infantis vem perdendo seu papel diante das tecnologias presentes em nossa sociedade. O hábito de contar e ouvir histórias que sempre rodearam o mundo infantil, hoje vem sendo substituídos pela mídia. Seu significado está paralelamente ligado a construção da afetividade, da identidade, da expressão oral, desenvolvimento da criatividade e imaginação da criança que ainda sonha em ser a princesa, o príncipe, o herói, a Cinderela. O projeto Voltando a ser criança vem favorecer o resgate da leitura infantil e a ampliação do mundo de nossas crianças através da linguagem artística, literária, capacitando-as a uma construção sadia de suas relações e valores.
Nestes fundamentos apresentados o professor será o principal promotor desta nova idealização. De forma prazerosa, alegre e contagiante para que o aluno perceba que Ler, ouvir é uma maravilhosa experiência que o levara a ultrapassar as cercas escolares e levá-los a um novo conceito e participação social não só na escola, mas também em sua família.


OBJETIVOS GERAIS-
- Apresentar a criança o universo da leitura e da escrita para incentivar a apreciação das imagens.
- Relacionar textos e figuras expressando sentimentos, experiências, idéias, opiniões utilizando a peculiar imaginação infantil.
- Proporcionar de maneira prazerosa o hábito de ouvir, sentir e compartilhar critérios de seleção e escolhas das leituras e histórias a serem lidas.
- Ampliar o repertório infantil oral, cognitivo e conhecimentos históricos
- Observar, manusear material e desenvolver formas de expressão positivas..
- Expandir sua criatividade de forma natural e agradável, com valores positivos ao seu momento etário.
- Desenvolver a criatividade e a imaginação

OBJETIVOS ESPECIFICOS
 - Conhecer a diversidade da linguagem oral, escrita e a diversidade de estilos literários
- Conhecer as historias que margeiam a imaginação infantil e cultural da literatura infantil.
- Reconhecer os valores da leitura através da poesia, rimas
- Promover a criatividade infantil
- Cultivar hábitos saudáveis
- Estimular a curiosidade em relação a expressão oral, escrita e artística.
- Desenvolver as atividades motoras e cognitivas na confecção de materiais resultantes das experiências propostas
- Trabalhar a comunicação como meio de expressão social.
                                     Técnicas Pedagógicas

Apresentação de acervo literário infantil e sondagem dos conhecimentos prévios
Estimulação com palavras, fotos, marionetes, fantoches, dedoches, etc... e apresentação de histórias infantis,..
Oficinas de confecção de blocão de histórias elaborados pela turma com colagem, desenhos, fotos, etc...dos personagens, do enredo, autores das histórias contadas.
Oficinas artesanais de confecção de murais, teatrinhos, musicas, fantasias.
Apresentação de canções, versos, poemas.
Organização de feira literária com as histórias apresentadas e trabalhos desenvolvidos.
Passeios a feira literária, eventos de teatro infantil.


PROCEDIMENTOS
BERÇÁRIOS A e B
“Brincando com a Imaginação”
A linguagem dos pequeninos se observadas são expressas através de gestos,olhares, choro, balbucio,ruídos, sons, palavras cantigas, risadas e toda a expressão características desta fase. Nesta fase apesar de pequenos apreciam a contação de histórias e o contato direto com material lúdico como livros de pano,de banho, fantoches e entonações diferenciadas de quem as conta,fazendo desta forma o entendimento do que lhes é apresentado.
Nesta fase adoram interpretar papeis, com atitudes como a de seus pais,colegas e professores, portanto histórias contadas com sons, objetos, fantoches e interpretações mais exuberantes como troca de vozes diferenciando os personagens apresentados, músicas diretamente interpretadas fazem o maior sucesso.
A criação de um livro das histórias contadas com colagens de dedoches, marionetes, etc... são uma ótima opção. No livro que será montado ao longo do ano letivo deve ser manuseado pelas crianças para compreensão textual.
Nomes dos personagens em destaque, cenários e demais devem estar inseridos.
Outra sugestão é criar o álbum do bebe com o desenvolvimento desde o nascimento, o andar,o falar, tocar, engatinhar. Com fases positivas, atitudes e hábitos das fases em que se encontram, com figuras grandes atraem bastante os pequenos e desenvolvem um olhar mais social e criam hábitos saudáveis.
NÍVEL 1
“Mudando minhas histórias”
Sabemos que a a linguagem esta diretamente ligada as relações e interação entre as crianças desta fase, é de extrema importância  que se estabeleça uma relação saudável entre adultos e crianças para que reflita no bem estar social desta etapa. A realização de leituras  que interajam com o mundo infantil, suas novas descobertas, sua imaginação e criatividade irá gerar novas concepções e hábitos como ouvir, interagir e expressar-se de formas interativas ao grupo.
Nesta perspectiva, sabemos que por volta dos 3 (três) anos a criança com suas previas experiências adora festejar,  e tudo torna-se motivo para eventos extras.
Podemos nesta fase inserir os festejos do calendário comemorativo que contém uma diversidade de oportunidades de utilização de acervo infantil e que passam muitas vezes despercebidos no cotidiano escolar. Aproveita-las para inserir os diversos estilos textuais é uma grande oportunidade neste nível.
A linguagem oral é um outro fator a ser explorado de maneira prazerosa e alegre trazendo conhecimentos mais expansivos ao aluno socializando-o ao mundo externo e elaborando um acervo literário próprio e de sua compreensão.
Exemplos: O dia do circo
Dia da mulher
Histórias podem ser criadas através das narrativas apresentadas pelos alunos.
Cartazes, através do contato e recorte de revistas, jornais, etc
Histórias infantis apresentam uma diversidade de valores a serem explorados, tais como: Pinóquio = Mentira
          Cinderela = Discriminação
Estas oportunidades nos remetem a criação de novos conceitos e hábitos. A criança desta etapa adora exclusividade e a contação de histórias as fazem entender que um presente esta sendo dado a ela.
Podem ser criados, blocão de histórias, trabalhos individuais e coletivos do entendimento da história com desenhos, colagens, musicas, tetrinhos, etc...
NIVEL 2
“Entrando na história infantil”
Muito ativos em sua percepção a criança nesta fase alem de adorar os enredos das historias infantis, adoram que as repita. Já adquiriram o hábito de ouvir e acompanhar o texto, o que nos dá excelentes oportunidades de questionamentos, tais como que personagem você mais gostou. O que o príncipe deveria fazer?, etc...Registrando-se as respostas em um pequeno arquivo de “histórias que li”. Neste arquivo podem colocados desenhos, colagens, e uma infinidade de expressões lingüísticas que com imaginação saberá fazer o professor da sala de Leitura.
A criação de hábitos e responsabilidades nesta fase é muito importante.Será apresentado para cada turma um acervo de livros que irão cirandar entre eles. O manuseio, o contato direto deve ser estimulado e apresentado como uma responsabilidade de cuidados a serem cumpridos. O respeito as regras de convivência, de socialização e organização coletiva devem ser estimulados.
Sugestões de atividades: Versos, rimas, parlendas, , textos figurativos, histórias infantis, carochinhas, Fábulas,Arquivo Histórias que li, Blocão, cartazes, etc Histórias com inserção de valores, hábitos e atitudes, compreensão do mundo externo, debates de experiências prévias e escolha do acervo a ser discutidos são bem vindos ao mundo desta criança.

NIVEL 3
“Cirandando”
Já inseridos no cotidiano da iniciação da leitura e da escrita, com extenso vocabulário, este aluno já devem ter contato com o mundo das letras, numerais, e contato direto com o material escrito, devendo contar com a colaboração dos familiares em uma ciranda de livros em que o aluno levará para casa para junto com seus pais compartilharem a experiência e os questionamentos.
A criança ira registrar junto ao professor da sala de leitura todas as formas de interpretação, as interações familiares, as atividades desenvolvidas e trabalhos efetuados.
Sugestões de atividades, teatros, cineminhas, carochinha, Fabulas, versos, poemas, jornais, revistas em quadrinho, estilos diferenciados da literatura, cartazes, etc.
Sugestão encontrada no site da Creche Mar e Mar:
“Haverá uma sacola com diferentes livros de histórias e um caderno de perguntas. Os alunos em sistema de rodízio, levarão a sacola para casa, por dois ou três dias. O aluno deverá ler um ou mais livros da sacola com o auxílio dos familiares e fará o registro da leitura através de desenhos, montagem, colagem ou alguma outra forma criativa que ele preferir e os familiares preencherão o caderninho de perguntas.
Depois, na sala de aula, o aluno poderá apresentar para os colegas o livro que leu e o seu caderninho e respectivo registro”
SALA DE LEITURA.
Todo o projeto deverá ser desenvolvido pelo professor da  Sala de Leitura existente nas creches em horário estipulados e que não envolvam a rotina diária. Ao menos duas vezes por semana para cada turma. Com visão a Feira Literária Infantil entre Creches.
RECURSOS NECESSÁRIOS
Professor de sala de leitura
Acervo literário Infantil
Materiais diversos: folhas, TNT. E.V.A, revistas, jornais, materiais recicláveis, diversos
Fantovhes, dedoches, etc
Teatrinho de fantoches móvel
AVALIAÇÃO
Ocorrerá durante todo o processo, a partir da observação direta das atitudes do aluno-leitor no seu cotidiano, e da avaliação de leitura e interpretação de texto do aluno através da linguagem oral e artística.


                                             TEMPO DE DURAÇÃO
O projeto terá a duração de 1 (um) ano. Previsto para o período letivo escolar e culminâncias durante as festividades escolares e encerramento com Feira Literária Infantil entre creches.



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